sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sólo Inglés!

É a expressão que ouvimos de muitos gringos no Brasil e na América Latina, o inglês foi definido como língua universal e os outros países precisam se adaptar para se comunicarem e até para serem empregados! O português por sua vez, é a sétima língua mais falada do mundo, e chamada de latim vulgar, desconhecida por muitos e depreciada por poucos.
Há 10 anos Aldo Rebelo (atual Deputado Federal pelo partido PC do B) iniciou um projeto de lei para proibir palavras em inglês no cotidiano do brasileiros. exemplo: Ticket, Drive-in, Valet parking. Empresários e publicitários que viram seus negócios ameaçados, recorreram e conseguiram barrar a lei no Congresso!
Na mesma época o linguista Steve R Fischer preveu que em trezentos anos o Brasil estará falando outro idiomas, por estar cercado por países que falam espanhol e por ceder devido á pressões sociais e econômicas! Mas o fator que todos esqueceram é a personalidade do brasileiro, ele é muito esperto, agrega o que lhe interessa com a mesma facilidade que rejeita aquilo que não o agrada. As palavras do inglês que agregamos ao nosso idioma, são palavras que em português precisaria de uma sentença para explicar, e estas palavras tem equivalência universal- palavras como ticket e Valet parking são compreendidas no mundo inteiro. Do francês ao espanhol!

A preocupação de políticos nacionalista e de posição mais extremista com Aldo Rebelo não esta ligada apenas ao efeito de palavras estrangeiras na língua brasileira e tão menos ao desaparecimento da língua portuguesa e sim a influência americana no nosso país, o que leva a uma discussão bem mais complexa, envolvendo questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Por que os Estados Unidos exerce grande influência em países de terceiro mundo é uma questão importante. Mas por enquanto vamos assegurar que a paixão pelo português está no coração de muitos brasileiros, principalmente de nossos compositores, poetas e escritores.


Nenhum comentário: