segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eixo musical São Paulo x Curitiba



É dificil encontrar alguém que nunca pronunciou esta frase: "Nasci na década errada, queria ter vivido outra época!" . Eu mesma já disse isto diversas vezes- música sempre impulsionou movimentos sociais e intelectuais. A cada década uma nova descoberta, uma nova tribo surge. do Jazz á música eletrônica. É impossível não querer te vivido os anos 60, um ano de tantas revoluções, principalmente musical: Beatles, Tropicália no Brasil, Elvis Presley.

Mas os anos 00's traz algo diferente que é a influência de todos os gêneros dos últimos 50 anos transformados em uma música sem definição, uma musicalidade fruto de uma maturidade. Recentemente houve uma explosão de talentos entre o eixo São Paulo- Curitiba. Thiago Petit, Tiê e agora a famosa " A banda mais bonita da cidade", eu a descobri via Facebook, todos compartilharam o link e assim a banda curitibana caiu na graça dos internautas , a banda que têm influência de Beirut e Radiohead já tem grande atenção da mídia e possui um show marcado na casa paulistana Studio Sp , 07 de Junho!

Um tio meu veterano do Rock n'' Roll, minha vanguarda musical, me disse certa vez não existe gênero Punk e tão pouco outros, a mídia cria estes artifícios para vender estas bandas!
Eu discordei dizendo que por trás de qualquer gênero, há sim uma cena musical, o punk é a prova disso " o faça você mesmo", outro exemplo é a Tropicália foi uma revolução cultural, musical e comportamental.

A nova cena influenciada por esta vanguarda brasileira cheia de poesia e ousadia com uma pitada do Indie! Eles são chamados Novos Paulistas ou Novos Curitibanos, este eixo musical promete muitas surpresas neste cenário underground. Claro que música é liberdade e ninguém esta falando sobre polarização e sim de mobilização social e virtual que esta redescobrindo talentos!

Nenhum comentário: