quarta-feira, 23 de março de 2011

Mardi Gras?




O carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianimo da Idade Média.
O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". E acontece em diversas partes do mundo como o Mardi Gras que possui o mesmo significado do nosso carnaval , a famosa palavra "carnis valle" que orgininou o termo carnaval que são os três dias que antecedem a Quaresma, os 40 dias de Jejum antes da Semana Santa.

A festa de carnaval sofreu algumas alterações com os anos, começou com bebedeiras e banquetes nas antigas ruas de Roma, mas o Renascimento veio com consideráveis mudanças históricas incorporando bailes de máscaras e carros alegóricos. Com este caráter de festa popular e desorganizada , tomou o formato dos dias atuais esta grande festa que atrai pessoas do mundo inteiro com promessa de diversão!


Entre todas as comemorações do mundo, a do Brasil se destaca não somente pela fama mundo á fora como a maior do mundo, mas basta conhecer o carnaval brasileiro apenas uma vez para se apaixonar e se devotar por ele.

As maiores festas ocorrem em Salvador, famoso por seus camarotes em shows de carnaval e muitas pessoas na rua, o de Recife e Olinda que são caracterizados por bonecos gigantes acompanhados do ritmo contagiante do Maracatu e o mais apaixonate de todos na minha opinião: Rio de Janeiro!

O carnaval do Rio de Janeiro é algo á parte, o carioca têm paixão pelo carnaval, quê futebol o quê! As rivalidades são entre as escolas de samba, que se preparam durante o ano inteiro para desfilar dois dias durante o carnaval. Não é incomum você olhar gringos de todas ás partes encantados pela paixão do carioca pelo Carnaval e menos incomum ainda é o estrangeiro não ser tomado por essa paixão, muitos compram camisetas do flamengo e gritam pelos blocos: "Sou flamengo e tenho uma nega chamada Tereza".

Não é apenas uma questão de estereótipo e sim de sentir a energia de um carnaval feito por arte e venerado por prazer- Os blocos trazem músicas tradicionais e um público alucinado com fantasias. Como homens vestidos de mulher, pessoas se beijando e cantando para todo lado.
O carnaval têm sim o seu lado negativo, o sexismo de pessoas de cabeça pequena e um conservadorismo hipócrita, violência pelas ruas, principalmente em Salvador!
Mas o período de festas supera todos os aspectos ruins do carnaval e te faz ir novamento no próximo ano...

Nenhum comentário: