quinta-feira, 23 de junho de 2011

Marchas da Futilidade



A proliferação de marchas em São Paulo têm sido um dos principais temas nas redes sociais e entre jovens de São Paulo. As manifestações começaram há dois meses, com o famoso " Churrasco da gente diferenciada" que surgiu após a decisão do Estado de alterar um metrô de um bairro de classe alta de São Paulo, Higienopólis, porque os moradores protestaram, alegando que tal meio de locomoção atrairia uma " gente diferenciada", surgiu assim a idéia de mobilizar a tal da gente diferenciada para promover um churrascão em frente ao shopping Higienopólis da gente não diferenciada.

Após esta mobilização que chamou atenção de todos de imprensa ao governo de São Paulo, o metrô será construído na região. Uma semana após ocorreu a marcha da maconha, a causa choca grande parte da sociedade, mas é direito do cidadão se expressar mesmo que seja pela legalização da maconha, infelizmente ao contrário do protesto anterior, este foi marcado pela repressão dos policiais locais ao repreender ativistas que estavam fumando e fazendo apologia a erva, o ápice foi quando um policial quebro a câmera de um repórter da Folha de SP.
Após uma semana surge a marcha da liberdade devido ao conflito na marcha da maconha. Semanas depois tenho dois novos convites no Facebook, marcha nacional da Liberdade e marcha nacional da maconha!

A juventude brasileira sempe foi alvo de críticas de gerações anteriores que dizem que a atual geração não se mobiliza por nada e a defini como a estigmatizada "Geração do consumo" estagnada pela sistema. Estas marchas em excesso não é prova disso, pode ser o começo da conscientização que pode gerar uma militância mais aplicada que vem com a dedicação intelectual á causa, não basta ser uma mobilização de massa, onde nem todos estão familiarizados com a causa.

Todas estas causas estão na agenda do movimento social, mas há prioridades e há ações de grupos organizados que são resposavéis por ações que geram mudanças na sociedade. Então, pense e repense a sua participação nas marchas do Facebook! Não é um encotnro social, é a mobilização por uma causa!!!

Nenhum comentário: