segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eixo musical São Paulo x Curitiba



É dificil encontrar alguém que nunca pronunciou esta frase: "Nasci na década errada, queria ter vivido outra época!" . Eu mesma já disse isto diversas vezes- música sempre impulsionou movimentos sociais e intelectuais. A cada década uma nova descoberta, uma nova tribo surge. do Jazz á música eletrônica. É impossível não querer te vivido os anos 60, um ano de tantas revoluções, principalmente musical: Beatles, Tropicália no Brasil, Elvis Presley.

Mas os anos 00's traz algo diferente que é a influência de todos os gêneros dos últimos 50 anos transformados em uma música sem definição, uma musicalidade fruto de uma maturidade. Recentemente houve uma explosão de talentos entre o eixo São Paulo- Curitiba. Thiago Petit, Tiê e agora a famosa " A banda mais bonita da cidade", eu a descobri via Facebook, todos compartilharam o link e assim a banda curitibana caiu na graça dos internautas , a banda que têm influência de Beirut e Radiohead já tem grande atenção da mídia e possui um show marcado na casa paulistana Studio Sp , 07 de Junho!

Um tio meu veterano do Rock n'' Roll, minha vanguarda musical, me disse certa vez não existe gênero Punk e tão pouco outros, a mídia cria estes artifícios para vender estas bandas!
Eu discordei dizendo que por trás de qualquer gênero, há sim uma cena musical, o punk é a prova disso " o faça você mesmo", outro exemplo é a Tropicália foi uma revolução cultural, musical e comportamental.

A nova cena influenciada por esta vanguarda brasileira cheia de poesia e ousadia com uma pitada do Indie! Eles são chamados Novos Paulistas ou Novos Curitibanos, este eixo musical promete muitas surpresas neste cenário underground. Claro que música é liberdade e ninguém esta falando sobre polarização e sim de mobilização social e virtual que esta redescobrindo talentos!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sólo Inglés!

É a expressão que ouvimos de muitos gringos no Brasil e na América Latina, o inglês foi definido como língua universal e os outros países precisam se adaptar para se comunicarem e até para serem empregados! O português por sua vez, é a sétima língua mais falada do mundo, e chamada de latim vulgar, desconhecida por muitos e depreciada por poucos.
Há 10 anos Aldo Rebelo (atual Deputado Federal pelo partido PC do B) iniciou um projeto de lei para proibir palavras em inglês no cotidiano do brasileiros. exemplo: Ticket, Drive-in, Valet parking. Empresários e publicitários que viram seus negócios ameaçados, recorreram e conseguiram barrar a lei no Congresso!
Na mesma época o linguista Steve R Fischer preveu que em trezentos anos o Brasil estará falando outro idiomas, por estar cercado por países que falam espanhol e por ceder devido á pressões sociais e econômicas! Mas o fator que todos esqueceram é a personalidade do brasileiro, ele é muito esperto, agrega o que lhe interessa com a mesma facilidade que rejeita aquilo que não o agrada. As palavras do inglês que agregamos ao nosso idioma, são palavras que em português precisaria de uma sentença para explicar, e estas palavras tem equivalência universal- palavras como ticket e Valet parking são compreendidas no mundo inteiro. Do francês ao espanhol!

A preocupação de políticos nacionalista e de posição mais extremista com Aldo Rebelo não esta ligada apenas ao efeito de palavras estrangeiras na língua brasileira e tão menos ao desaparecimento da língua portuguesa e sim a influência americana no nosso país, o que leva a uma discussão bem mais complexa, envolvendo questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Por que os Estados Unidos exerce grande influência em países de terceiro mundo é uma questão importante. Mas por enquanto vamos assegurar que a paixão pelo português está no coração de muitos brasileiros, principalmente de nossos compositores, poetas e escritores.